Atletas, familiares, amigos e convidados chegaram cedo, antes do amanhecer, para correr e torcer no Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural. Os percursos tiveram largada e chegada ao lado das Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.
Entre os participantes, a maioria era composta por brasileiros de 332 cidades e vários estados. Competidores de mais oito países estiveram presentes em Foz do Iguaçu. Os paraguaios formaram o maior grupo de estrangeiros, com 465 atletas. Outros participantes vieram da Argentina, Uruguai, Áustria, Peru, Polônia, Chile e Estados Unidos.
O vencedor da prova masculina de 21km foi Jonilson Pinto Prates, de Cariacica, no Espírito Santo. "Me preparei por dois meses para essa prova. Sabia que o percurso tinha variações e inclinações. É a minha primeira vez participando. Uma prova com clima e recepção excepcionais. Na minha primeira vez, ser campeão é muito gratificante."
Já a paraguaia Florencia Carrizosa Llano conquistou o primeiro lugar na Meia Maratona na categoria feminina: "Estou muito feliz por voltar a correr. Escolhi esta prova para ser a minha primeira corrida em muito tempo."
Para Mario Macedo, diretor-presidente da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação no parque e organizadora do evento, "a prova é uma celebração do esporte, do lazer e de novas formas de conexão com a natureza ímpar do Parque Nacional do Iguaçu. Correr no parque é mais uma forma de conhecer e contemplar as Cataratas do Iguaçu. Estamos ansiosos para ampliar essa experiência em 2026. Agradecemos aos patrocinadores e parceiros que confiaram e construíram com a Urbia Cataratas esse evento."
A 16.ª Meia Maratona das Cataratas reafirmou seu prestígio entre os amantes da corrida de rua, evidenciado pela rapidez com que as vagas se esgotaram. O primeiro lote foi preenchido em menos de 40 minutos, e todas as três mil inscrições disponíveis se encerraram em apenas 20 dias, número cuidadosamente definido para garantir a qualidade da experiência dos participantes. A largada, pontualmente às 8h da manhã, foi marcada pela organização eficiente e pelo entusiasmo de atletas e espectadores, que ainda contaram com o e de patrocinadores e parceiros para tornar o evento ainda mais especial.
Neste ano, a prova foi escolhida para integrar o projeto comemorativo dos 50 anos da marca Olympikus como uma das 50 principais corridas do país. O reconhecimento veio por conta da singularidade do percurso, que permite não apenas correr, mas também contemplar. Com trajetos de 8 km e 21 km, os participantes aram por paisagens deslumbrantes, incluindo a vista privilegiada das Cataratas do Iguaçu, transformando a corrida em uma experiência sensorial marcante.
Atenta à preservação ambiental, a organização também apostou em um formato sustentável: toda a emissão de gases de efeito estufa gerada pela realização do evento será compensada por meio da aquisição de créditos de carbono validados pela ONU, garantindo que a Meia Maratona das Cataratas ocorra de forma carbono neutro.
16.ª MEIA DAS CATARATAS EM NÚMEROS:
- PARTICIPANTES: 3.016 atletas concluintes
- ESPECTADORES: 1.038 pessoas
- PAÍSES: 9
- CIDADES BRASILEIRAS: 332
- ATLETAS DE FOZ DO IGUAÇU: 609
- ATLETAS DO PARAGUAI: 465
- ATLETAS DA ARGENTINA: 40