“Foram anos trabalhando na Europa e, agora, senti que era o momento de voltar ao Brasil, um sentimento que cresceu ainda mais quando recebi o convite do Suzano para fazer parte do projeto. Estamos com uma equipe competitiva em um ambiente muito profissional e bem organizado, que dispõe de uma estrutura de primeira, o que é essencial para podermos lutar por coisas grandes na temporada. Estou muito feliz em assumir esse que é um dos times mais tradicionais da modalidade no Brasil, vamos trabalhar ao máximo para representar os torcedores e fazer grandes campanhas”, comentou o técnico.
Ver esta publicação no Instagram
Natural de Mirandópolis–SP, o treinador chega ao Suzano após dirigir o KS Norwid Czestochowa, da Polônia, tendo como objetivo manter a equipe competitiva na luta pelos principais torneios do calendário nacional, incluindo o Campeonato Paulista, próxima competição oficial cuja disputa se inicia no mês de agosto; e a Superliga, na qual Douglas já foi vice-campeão por duas vezes.
A gerente-geral Ana Paula Ferreira destacou à torcida que, nos próximos dias, todos os nomes que farão parte da equipe em 2025/26 serão anunciados por meio das redes sociais do Clube.
“Mantivemos uma boa base em relação à última temporada, com algumas chegadas pontuais para manter a evolução da equipe que foi vice-campeã estadual e semifinalista da Superliga. Damos boas-vindas ao professor Cezar e ressalto que, ao longo das semanas seguintes, vamos seguir anunciando as novidades do nosso grupo para essa que será a nossa 5ª temporada representando a cidade”, destacou.
O técnico, que foi atleta profissional entre 1995 e 2005, acumula nove anos de trabalhos na Europa. Além da equipe polonesa, o treinador teve carreira na Itália.
No país, dirigiu equipes como Pallavolo Andria, Lupi Santa Croce, Tonno Callipo Volley, Saturnia Volley Catania e Pineto Volley, conquistando títulos como a Série A2 Italiana, a Copa da 2ª Divisão Italiana e a Super Copa A2, sendo ainda eleito o melhor treinador da liga em 2022/23. Somado a estes, o brasileiro também atuou na Ásia, onde comandou o Al-Gharafa, do Catar, por uma temporada.
Já no Brasil, em seu primeiro trabalho na área técnica, Douglas guiou o Vôlei Futuro, de Araçatuba-SP, à elite do voleibol nacional entre 2006 e 2013, conquistando o Campeonato Paulista de 2010 e chegando a uma semifinal e a uma final de Superliga, sendo vice-campeão em 2012. Com a equipe interiorana, ele conquistou o prêmio de melhor técnico da edição de 2007-08 do campeonato.
O novo comandante suzanense ainda foi treinador do São Bernardo Vôlei, em 2013, e do Vôlei Taubaté, de 2013 a 2017, período no qual foi tricampeão paulista, bicampeão da Copa Brasil e vice-campeão nacional. Seu currículo ainda inclui uma agem pela Seleção Brasileira Masculina Sub-23, enquanto terceiro assistente técnico.